Agendamento
Ligue e agende sua consulta.

Boa tarde, seja bem vindo!

Especializada em tratamentos
de Coluna e Dor


Nossos Tratamentos

Estenose da Coluna

A estenose do canal vertebral (cervical ou lombar) é o estreitamento do canal vertebral, decorrente de fatores congênitos ou adquiridos. Na estenose congênita o paciente nasce com pedículos estreitos, ocasionando uma área menor disponível para os tecidos neurais. No caso adquirido a estenose é secundária a processos degenerativos da coluna como a hipertrofia ligamentar e facetária mais comum em curvas hiperlordóticas, causando uma compressão posterior do canal vertebral, ou resultado do abaulamento discal que ocorre durante o processo de envelhecimento da coluna a medida que a altura discal vai diminuindo, sendo responsável pela compressão anterior das estruturas neurais.

Em comparação com a coluna torácica, as colunas lombar e cervical são mais móveis e por isso mais suscetíveis a processos degenerativos e estenose. A Foto 1 demostra a compressão das estruturas neurais anteriores e posteriores.


Foto 1: Estenose da coluna vertebral.

Sinas e Sintomas

  • Dor lombar, geralmente crônica.
  • Dor irradiada para nádega ou membros inferiores.
  • Alterações de sensibilidade, sendo a parestesia (dormência) o sintoma mais comum.
  • Dificuldade para deambular com rigidez nos membros inferiores e dor nas pernas que pioram à medida que o paciente caminha (claudicação neurogênica).
  • Perda de força nos membros inferiores
  • Tronco encurvado anteriormente ao ficar em pé ou a medida que o paciente caminha.

Diagnóstico:

O diagnóstico é realizado através do auxílio de exames de imagem, sendo a ressonância magnética o exame mais apropriado. Pacientes que não podem se submeter à ressonância, a mielotomografia passa a ser o exame de escolha.

Tratamento Conservador

O tratamento conservador pode ser realizado como o uso de coletes, fisioterapia, fortalecimento muscular e manejo da dor com uso de medicações analgésicas ou mesmo infiltrações epidurais ou foraminais. Diferentemente da hérnia discal, o tratamento conservador para pacientes com estenose da coluna lombar costumam ser menos efetivos.

Tratamento Cirúrgico

Indicada para pacientes que não apresentam melhora com o tratamento conservador, piora da sintomatologia ou dor incapacitante. A descompressão poderá ser realizada através de técnicas minimamente invasivas ou de forma convencional, dependendo da indicação de cada caso.






Uberlândia-MG Instituto Integrado de Ortopedia e Traumatologia
Rua Rafael Marino Neto, 600 - Sala 43
Bairro Jardim Karaíba

Araguari-MG Clínica Santa Marta, Sala 06 - Subsolo
Rua Rio Branco, 130

Telefone Uberlândia

Uberlândia-MG
(34) 3255-2777

Telefone Araguari

Araguari-MG
(34) 3513-2213
(34) 3246-8586

Redes Sociais

Dr. Alex Pereira Alves

Médico responsável
Dr. Alex Pereira Alves
CRM 47102