Boa tarde, seja bem vindo!
Especializada em tratamentos
de Coluna e Dor
Tumores originários especificamente da coluna vertebral não são muito comuns. Estima-se que somente 10% dos tumores na coluna vertebral originam-se de células nervosas situadas no interior deste órgão. Entretanto lesões metastáticas para a coluna são bastante comuns, principalmente por causa do plexo de Batson que torna o fluxo sangüíneo lentificado, favorecendo o implante de células tumorais de outros locais (mama, próstata e pulmão). Já os tumores benignos geralmente são originados da própria coluna.
Benignos (osteoma osteóide, osteoblastoma, tumor de células gigantes, cisto ósseo aneurismático, osteocondroma) ou malignos (condrosarcoma, sarcoma de Ewing, osteosarcoma, cordoma, mieloma múltiplo e plasmocitoma).
A classificação relacionada ao local onde se desenvolvem esses tumores é a seguinte:
Após confirmação radiológica do tumor (raio-X, tomografia computadorizada, ressonância magnética, cintilografia óssea, PET-CT), deve-se determinar se o tumor é benigno ou maligno através do exame anatomopatológico de uma pequena amostra de tecido (extraído por meio de um procedimento de biópsia ou cirúrgico).
Na maioria das ocasiões a dor é a manifestação inicial, entretanto algumas características ajudam a diferenciar das alterações degenerativas da coluna como a dor principalmente noturna, chegando a acordar o paciente e o emagrecimento sem justificativa que também pode estar presente. Sintomas como perda de força nos membros e parestesias (dormência) podem estar presentes caso haja compressão neural.
Geralmente a monitorização neurofisiológica (potencial evocado) é utilizada durante os procedimento cirúrgicos. No caso dos tumores benignos, é possível realizar a cirurgia de ressecção total da lesão, promovendo a cura da doença. Para os casos malignos , que não respondem as terapias ou caminham para um comprometimento funcional, a cirurgia é indicada para garantir a mobilidade e diminuir o quadro de dor.
Nos casos de metástases ósseas vertebrais, associadas ou não a fraturas vertebrais patológicas, técnicas percutâneas como a cifoplastia, vertebroplastia podem ser usadas para estabilização das lesões de uma forma minimamente invasiva. As modalidades de tratamento não cirúrgico incluem as opções de observação, quimioterapia e radioterapia.
Uberlândia-MG
Instituto Integrado de Ortopedia e Traumatologia
Rua Rafael Marino Neto, 600 - Sala 43
Bairro Jardim Karaíba
Araguari-MG
Clínica Humani Acessar site
Rua Joaquim Aníbal, 204 - Centro
Uberlândia-MG
(34) 3255-2777
Araguari-MG
(34) 3513-2213
Médico responsável
Dr. Alex Pereira Alves
CRM 47102